Projetos próximos a mim
por Distrito
por Tema

Projeto

Educação e cultura pelo direito à memória e à verdade


Progresso de acordo com a prefeitura

0%

3 de 6 etapas completas
1A partir de reuniões com o Núcleo de Educação em Direitos Humanos estabeleceu-se uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) para realizar atividades de formação de professores a fim de sensibilizá-los sobre as violações de direitos humanos ocorridas durante a ditadura civil-militar e dar-lhes subsídios para intervenção em sala de aula. Ao todo foram realizados 10 encontros nesses moldes ao longo de 2014 em co-realização com os CEUs e Diretorias Regionais de Ensino. Além disso, a SMDHC organizou uma seleção de publicações que incluem documentários, livros de história e literatura que trazem, sob diversas óticas e de maneira sensível, reflexões acerca do Estado de exceção vivido pelo País. Os cerca de 1.000 kits foram adquiridos e deverão ser incluídos como material de apoio nos programas pedagógicos das escolas da rede municipal de educação e serão entregues aos professores de cada unidade mediante participação em encontros formativos com total de 12 horas de duração, com pontuação para a progressão profissional dos professores. Em 2014, foram realizadas duas formações para entrega dos kits, entre 22 e 29 de outubro, na sede da Secretaria Municipal de Educação e nos CEUs Água Azul e Lajeado (total de 12 formações = 10 encontros + 2 seminários). Estimativa de 1.160 professores formados.
2Em março de 2014, no marco do Cinqüentenário do Golpe Militar, a CDMV/SMDHC organizou e apoiou atos e atividades artísticas e culturais, sob o lema “Conhecer para não repetir”. As atividades realizadas pela CDMV foram: i) Logotipo dos 50 Anos do Golpe de 64 – arte desenvolvida por Elifas Andreato; ii) Bilhete Único do Cinqüentenário; iii) Peça Teatral: ‘Liberdade é Pouco’; iv) Diálogo Entre Gerações: Violência de Estado Ontem e Hoje; v) Shows no CCSP: Homenagem a Sérgio Sampaio, Tom Zé e músicas de protesto com artistas da Nova Geração; vi) Programação Especial do Cine Direitos Humanos; vii) Pré-estréia do filme Militares da Democracia – Silvio Tendler.
3Por meio de atividades culturais envolvendo diferentes linguagens e expressões, este eixo busca sensibilizar a população sobre as violações praticadas durante a ditadura e dar visibilidade às manifestações culturais produzidas no período de censura e repressão estatal. Ações: i) Exposição e documentário sobre Antonio Benetazzo – assassinado pelos órgãos de repressão, a memória do artista plástico foi suprimida da história e sua obra se mantém inédita até os dias de hoje.

Progresso no

Clique aqui para acompanhar o andamento do projeto no site Planeja Sampa



Comentários dos conselheiros

Conselheiro Comentário Data
Nenhum comentário encontrado