Sobre o De Olho nas Metas

Criado por iniciativa da sociedade civil, o sistema De Olho nas Metas ajudará cidadãos e organizações da sociedade civil a acompanhar e monitorar o cumprimento de metas da prefeitura de São Paulo.

A base para o desenvolvimento do sistema foi o Programa de Metas da Cidade de São Paulo 2013-2016, que contempla 123 metas a serem executadas até o final da atual gestão. Periodicamente, o De Olho nas Metas consulta automaticamente as informações sobre as metas e projetos do Planeja Sampa, um site da Prefeitura de São Paulo que foi especialmente criado para incentivar a transparência e a participação social (http://planejasampa.prefeitura.sp.gov.br). Além dos dados do Planeja Sampa, o De Olho nas Metas também disponibiliza informações sobre as empresas executoras das metas. Essas informações fazem parte do Acordo de Cooperação Técnica entre o Tribunal de Contas do Município de São Paulo e a Rede Nossa São Paulo.

O sistema De Olho nas Metas é uma iniciativa da Rede Nossa São Paulo, em parceria com a Eokoe e o Centro de Mídias Cívicas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT Center for Civic Media) e conta com o apoio da Fundación Avina, por meio do Fundo Acelerador de Inovações Cívicas. O sistema conta também com a cooperação técnica do Tribunal de Contas do Município de São Paulo.


Sobre a Rede Nossa São Paulo

Lançada em maio de 2007, a Rede Nossa São Paulo (RNSP) é uma organização que defende o desenvolvimento sustentável, a ética e a democracia participativa.

Tem como missão mobilizar diversos segmentos da sociedade para, em parceria com instituições públicas e privadas, construir e se comprometer com uma agenda e um conjunto de metas visando uma cidade justa e sustentável.

Apartidária e inter-religiosa, a RNSP é apoiada por cerca de 700 organizações e milhares de cidadãos interessados em participar do processo de construção de uma São Paulo com melhor qualidade de vida para todos.

A lei que instituiu a obrigatoriedade da apresentação do Plano de Metas na capital paulista foi aprovada a partir de uma iniciativa da Rede Nossa São Paulo.

Sobre a Fundación Avina

Fundación Avina é uma fundação latino-americana que identifica oportunidades de ação para uma mudança sistemática em direção ao desenvolvimento sustentável, vinculando e fortalecendo pessoas e instituições em agendas de ação compartilhadas. A organização gera e apoia processos colaborativos que melhoram a qualidade dos vínculos entre empreendedores, empresas, organizações da sociedade civil, setor acadêmico e instituições governamentais para contribuirem juntos para o bem comum. A Avina gera condições favoráveis para que as ações produzam incidência nos espaços de poder para conseguir realizar mudanças importantes na sociedade que conduzam a uma América Latina sustentável.

Em dezembro de 2012 Fundación Avina, Avina Américas e Omidyar Network formalizaram uma aliança com o objetivo de incentivar o desenvolvimento de projetos de tecnologia de caráter cívico, preferencialmente com base em dados abertos, buscando aumentar a responsabilização e participação cidadã. Com uma duração de 3 anos e um investimento previsto de US$ 1,6 milhões, o Fundo Acelerador de Inovações Cívicas pretende reduzir a distancia entre movimentos cívicos e tecnologia, identificando e apoiando de forma integral a implementação de inovações tecnológicas que acelerem as estratégias coletivas de mudança social na América Latina, especialmente em áreas urbanas.

Sobre o Centro de Mídias Cívicas do MIT (MIT Center for Civic Media)

O Centro de Mídias Cívicas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT Center for Civic Media) trabalha lado-a-lado com governos e organizações comunitárias na criação, desenho, implementação e avaliação de novas práticas e mídias cívicas.

Inventando novas tecnologias que facilitam e incentivam a geração de conteúdos e ações políticas, estudam o impacto destas tecnologias, e coordenam processos colaborativos de design em Boston, nos Estados Unidos como um todo, e em outras partes do mundo.

Unindo dois programas altamente reconhecidos do MIT -- um famoso por inventar futuros tecnológicos alternativos, e outro por analizar o potencial de transformação social e cultural da mídia -- o Centro de Mídias Cívicas é um esforço conjunto do MIT Media Lab e do MIT Comparative Media Studies.

Sobre o Tribunal de Contas do Município de São Paulo

O Tribunal de Contas do Município de São Paulo é um órgão de controle externo cuja missão é a de fiscalizar a gestão dos recursos públicos do Município de São Paulo, de modo a assegurar que sejam arrecadados e aplicados em conformidade com os princípios da legalidade, legitimidade e economicidade, tendo em vista a plena satisfação do interesse público.

Para isso, o TCM realiza auditorias sobre as contas municipais e fiscaliza os gastos públicos de maneira concomitante por meio de análises de editais de licitação e de acompanhamentos da execução de obras, contratos e convênios.

O TCM possui importante papel na avaliação das políticas públicas, dos programas de governo e de seus resultados.

Sobre a Eokoe

A Eokoe é uma empresa especializada em tecnologias livres e possui um time de desenvolvedores que, além da construção do aplicativo, oferece apoio a infraestrutura, gestão de projetos, obtenção de parceiros estratégicos e tudo o que for necessário para alcançar os objetivos, pois acreditamos que o desenvolvimento de software deve ser construído em conjunto com as propostas de valores de nossos parceiros.

O time é responsável pelo desenvolvimento de outros aplicativos cívicos, como o IOTA, De Olho nas Promessas e diversos softwares livres.


Realização

Apoio



Parceiros