1 | Fomentam a cultura de participação, a partir do fortalecimento dos espaços democráticos das Escolas e da estruturação de espaços participativos (Grupos de Trabalho Locais), onde diferentes agentes do território e da comunidade escolar podem discutir os principais temas e questões locais de DH. |
2 | Desenvolvem articulação territorial, mobilizando agentes locais e equipamentos, para promover a integração entre a escola e o território. |
3 | Elaboram material pedagógico, de maneira participativa, e oferecem formação de educadores em EDH, apoiando as escolas nas suas práticas cotidianas de EDH. |
4 | Disponibilizam um acervo público com conteúdos de Direitos Humanos que complementam as bibliotecas dos CEUs, transformando-as em um espaço de referência de EDH do território. |
5 | Promovem um calendário de atividades culturais e educativas, em diálogo com a agenda local de DH, considerando os diferentes agentes e iniciativas |
6 | Ações previstas para 2015
1. Cultura de Participação: mobilização e fortalecimento dos GTs Locais;
2. Articulação territorial: realização do Diagnóstico Participativo e Mapeamento Afetivo
3. Ação prática nas Escolas: implementação do Respeitar é Preciso nas unidades escolares, com apoio da formação em serviço
4. Disponibilização de acervo público: lançamento do acervo de DH das bibliotecas, com nomeação de patrono
5. Calendário permanente: realização de atividades culturais e educativas
|